12 novembro 2009

Qualidade? Nem como opcional!

33. É o número de recalls feito ao longo de 2009 até o momento pelas montadoras que comercializam automóveis no Brasil, sendo que nas últimas semanas (principalmente) o número de chamados foi bastante expressivos - as mais recentes foram VW, Volvo, Ford, Peugeot e Citroën - entre carros e caminhões.
Muitas pessoas acabam enxergando um recall como algo benéfico e que mostra que as montadoras se importam com a vida pessoal de seus clientes, imagem que as marcas pretendem trazer à tona. Isso não é verdade. Elas são praticamente obrigadas a realizarem tais tarefas sob pena de multas estrondosas relacionadas à orgãos de segurança e proteção ao consumidor, então, lesado.
Dentre tantos recalls, um dos que mais chamou a atenção principalmente por circular em boa parte da mídia foi o dos motores VHT 1.0 da Volkswagen que equipa Gol, Voyage e Fox. Uma alteração nas especificações dos lubrificantes então usados no motor à pedido da propria VW trouxe uma série de transtornos tanto para montadora quanto aos clientes dos modelos citados (ainda mais nestes últimos) - os carros apresentam um barulho incômodo no motor pelo fato deste não ser corretamente lubrificado em seu funcionamento e isso acaba por causar outros estragos que você, leitor, já deve imaginar. Resultado: quase meio milhão de veículos (com motor 1.0) chamados para fazerem uma "visitinha" as concessionárias mais próximas... O prejuízo para a Volkswagen vai muito além do financeiro, que aliás foi bem grande, mas afeta toda a sua imagem tão zelada de carro confiável e duradouro - foi, esta, por água abaixo. O recall também poderá ser feito em modelos VHT 1.6, o que eleva o número de convocados para nada mais nada menos que 1 milhão de carros, o maior da história da marca no Brasil. Um deslize indiscreto.
Por falar em recordes, a Ford fará o também o maior de toda sua história, que irá "sacudir" alguns donos em vários países, principalmente nos EUA e incluindo o Brasil. Serão convocados 4,5 milhões de automóveis para a troca de um interruptor do sistema do piloto automático. Esta falha pode causar incêndio e consequentemente vitimas fatais, como já aconteceu. Complicado para a Ford, não?
Pois é, não tem nada pior que tirar um carro 0km da concessionária e este apresentar sérios defeitos e ter que ficar dias num pátio esperando por um motor novo (caso VW). Certo? Errado.
Para uma montadora chegar ao nível de recorrer a um recall tão grandioso é por a situação já beira o caos. Clientes e mais clientes reclamando sobre os mesmos problemas que não são sanados; a montadora analisando os carros chega a conclusão de que o problema é bastante crônico, ou seja, pode afetar qualquer carro mesmo quando conduzido nas mais perfeitas condições de uso; resultado - nem sempre é um recall. Eu diria que a cada problema que ouço falar e que merecem atenção, um décimo deles é levado à sério pelo marca.
Dos problemas do VHT e da Ford muita gente certamente vai ouvir ou já ouviu falar, mas outros apenas os proprietários conhecem e passam pelos mesmos dramas. Vamos a exemplos recentes.
Você sabia que certos clientes de pick-ups Toyota Hilux e Hilux SW4 reclamam sobre os certos discos de freio? Alguns alegam que estes chegam a durar apenas 200 km (você não leu errado é duzentos mesmo) e ao contatar a concessionária essa simplesmente fala para não "sobrecarregarem" os freios, reduzindo as marchas antes de começar a frear ou que isso é causado por más condições de uso (como sempre a mesma desculpa). Sabia que donos de Honda Civic reclamam do consumo de seus carros e da sua falta de potência? Relatam que seus carros fazem cerca de 4km/l e não sobem lugares íngremes por falta de fôlego - a própria Honda (felizmente) reconheceu a falha, e já instruiu as concessionárias para a, segundo ela, fácil resolução do problema. E quanto aos 1.4 da Chevrolet? Não pegavam no frio, fazendo com que o motorista chegasse à quase descarregar a bateria na tentativa de botar o carro para funcionar. A Chevrolet reconheceu e (aparentemente) pode atender aos lesados clientes.
Entre muito e muitos outros casos.

Fica a outra (de tantas) perguntas no ar: realmente ao comprar um carro novo estamos levando para casa algo de confiança. Antigamente a resposta era sim sem sombra de dúvida. Mas hoje pode-se perceber que tantos recalls e defeitos ignorados pelas montadoras fazem com que carro novo não seja mais sinônimo de confiável e sim uma questão de sorte - você pode comprar algo impecável, ou ser vítima de uma engenharia defeituosa que faça seu carro 0km passar 30 dias à espera de um motor novo num pátio de uma concessionária enquanto você, que desembolsou mais de 30 mil reais, fica andando a pé.

Uma salva de palmas para a qualidade dos carros nacionais... e depois que acabarem, podem comentar.

Abraços para todos e...

Boa sorte com seu 0km dos sonhos!




Fords Explorers como o da foto deverão ir para recall. O maior da Ford.



O tal VHT da Volks - o antigo AP não tava tanta dor de cabeça.

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