26 agosto 2009

Mercado aquecido



Estive recentemente, como puderam ver, um pouco afastado do blog. Mas voltei, e claro, não penso em abandoná-lo tão cedo. Agora, com o fim das férias e a volta da rotina, meu tempo tem que ser mais dedicado a outros afazeres, o que resulta em uma queda no número das minhas postagens. Poderia fazê-las semanalmente, mas não ficariam da qualidade que eu mesmo exijo. Sites de informação existem muitos (e bons) por aí, mas para fazer as críticas, sejam elas boas ou ruins, é necessário um maior envolvimento com a "coisa". Então vamos lá...
O segundo semestre de 2009 vem sendo palco de grandes lançamentos no mercado automobilístico nacional. Logo de cara podemos citar o Honda City, a nova Saveiro e o Agile. Esse último - sobre o qual até já falei aqui no blog - ainda nem foi lançado oficialmente, mas está para chegar.
O City, vem com a missão de, praticamente, criar um novo seguimento, o dos sedãs derivados de minivans, no seu caso, deriva-se do Fit. Porém, vem sendo criticado pelo preço bem acima do esperado, mostrando que ainda irá "decorar" apenas garagens um pouco mais seletas, como seu irmão maior (mas menos espaçoso) Civic. Seus valores começam a cerca de 57 000,00 e vão para mais de 70 000,00 na versão top, EXL automática, cerca de 5 000,00 a mais que a versão LXS do Civic - o "sonho de consumo". Vale lembrar que o Civic utiliza um motor bem mais potente e claro, tem muito mais status que o City, que possui um design mais singelo.
A concorrência já dá as caras. A Kia apresentou o Cerato: bem mais barato, potente e com uma boa lista de itens de série (custa menos de 50 000,00), ou seja, seu custo-benefício fala mais alto do que o do City. Porém, o Cerato não usa tecnologia bicombustível e é importado. Pontos pro City - nacional e flexível.
Ainda não foram mostradas as vendas do mês de agosto, primeiro mês em que o City atuou no mercado, mas pelo número de Cities na rua, dá pra sentir que o modelo não foi um fracasso, mas se foi um sucesso, só o tempo irá dizer. Caso as vendas superem as espectativas, é um sinal (amedrontador para a concorrência) de que a Honda tem prestígio sufisciente para vender seus produtos a um valor que ela julge conveniente.

Já a Volkswagen, apresentou a pick-up do Gol, também conhecida como Saveiro, em sua quinta geração. Agora ela usa frente do Gol (GV é claro) e evolui alguns passos do modelo anterior. A caçamba está alta, existe um degrau na lateral à la Montana e a traseira é "limpa", tudo de acordo com as mais atuais tendências da moda. A missão é bem clara: tirar a liderança da Strada, que já reina a um certo tempo. Na minha opinião, a pick-up da VW tem argumentos suficientes para fazê-lo. Possui uma versão (extremamente) básica, chamada apenas de "1.6", a Trend, já com uma certa "perfumaria" e a Trooper - essa última, vai encarar a versão Adventure da Strada. Além disso, está disponível nas versões de cabine simples e a "até que enfim" estendida. Os itens de série são bem escassos, mesmo na versão Trooper, porém os opicinais agradam, desde que o comprador disponha de mais dinheiro. No final do post, colocarei os preços detalhados dos modelos.

Polêmico. Talvez esse seja o melhor adjetivo para o Agile, o próximo lançamento da GM no Brasil. O carro ainda nem foi lançado oficialmente e já existem dois grupos de pessoas: os que amam e os que odeiam. Os que amam podem usar argumentos como a evolução do modelo com relação ao atual Corsa, pelo menos estéticamente, ou o provável espaço interno que ele terá. Já os que odeiam, falam da base utilizada (um misto de Prisma e Corsa), segundo eles ultrapassada, e o design controverso.
Pela foto oficial, mostrada essa semana, é possível ver como ficará a frente, que a primeira vista exibe os grandes faróis e a boa altura em relação ao solo, o que irá fazer com que o motorista tenha uma melhor posição de dirigir, algo bastante valorizado atualmente. Já da pra ter uma boa noção de como ficará a traseira. Para falar a verdade, ela já não é segredo pra ninguém! Tem um design inédito na marca, baseada no carro conceito GPix, assim como o restante do carro. O destaque mesmo fica com a altura do carro em si, o adesivo escuro no final da coluna, algo completamente inédito nos dias de hoje (se é que isso existe). O Agile será, inicialmente, lançado com motor 1.4 Econoflex, já conhecido dos brasileiros e, acreditá-se que custará cerca de 34 000,00, tendo alguns itens de série como direção hidráulica.
O Agile já está dando o que falar, agora se irá vender o tanto que a GM espera, isso veremos logo logo. Obs: foram investidos 400 milhões para o desenvolvimento do modelo. Nada mau para uma montadora que está em recuperação de uma crise tremenda, não?


Segue os preços da nova Saveiro.

1.6 - R$ 30 990,00 (baratinho hein!)
1.6 Cabine Extendida - R$ 33 690,00

1.6 Trend - R$ 31 880,00
1.6 Trend Cabine Extendida - R$ 34 610,00

1.6 Trooper - R$ 36 440,00
1.6 Trooper Cabine Extendida - R$ 38 990,00













Abraços e até a próxima.

Um comentário:

allan disse...

o agile ta polêmico mesmo!
eu achei ele meio estranho pelas fotos q vi, mas ainda é cedo pra falar.